Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cruz

Conheça a Cidade

Cruz é um município do estado do Ceará, Brasil. Localiza-se na microrregião do Litoral de Camocim e Acaraú mesorregião do Noroeste Cearense. O município tem 22 887 habitantes (Censo IBGE - 2012) e 334 km². Foi criado em 14 de janeiro de 1985 após ser emancipado de Acaraú através de plebiscito.

O topônimo Cruz é uma alusão a fatos que aconteceram nas margens do rio Acaraú. Segundo a tradição oral, um povoado floresceu às margens do rio Acaraú a partir de uma grande cruz fincada pelos moradores para homenagear um retirante que ali teria morrido durante a fuga da seca de 1825. Outra versão afirma que a cruz teria sido posta com o fim de indicar o lugar em que um homem fora assassinado, numa emboscada, pelo próprio sogro, por questões de honra.

Sua denominação original era São Francisco da Cruz, depois Croatá e desde 1965, Cruz.

Situado na área dos índios Tremembés, uma área conhecida e cartografada pelos portugueses no século XVII.[10] É reconhecido como distrito de Acaraú em 1958, pois de uma redivisão das terras dos então distritos de Aranaú e Jericoacoara e em 1985 é desmembrado de Acaraú como município de Croatá, e um ano depois recebe a denominação atual Cruz.

A primeira manifestação religiosa em Cruz acontece em 20 de dezembro de 1884, com a inauguração da Igreja de São Francisco. Já o paroquiato de São Francisco, aconteceu em 17 de março de 1958, tendo como seu primeiro vigário o padre José Edson Magalhães.

Fonte: Wikipedia